MIDIA GOSPEL

Qui11212024

Last update12:01:01

Padre prega união religiosa mesmo sem consentimento de um cônjuge

Gostou? Comente este artigo no fim da página

Notícias Gospel Padre prega união religiosa mesmo sem consentimento de um cônjuge | Noticia Evangélica Gospel

O padre Paulo Ricardo de Azevedo Jr da Arquidiocese de Cuiabá (MT), prega em um vídeo o sacramento do casamento mesmo para o casal cujo um dos cônjuges não quer nenhuma proximidade com a Igreja Católica. Para tanto, segundo ele, a única exigência é que a união esteja registrada em cartório.

Ele disse que os cânones de 1161 a 1165 instituem a chamada “sanação radical”, que permite que uma união civil seja validada como casamento religioso, mesmo contra a vontade de um dos pares. “É como se o matrimônio tivesse sido celebrado [na igreja]”, disse.

O padre explicou que vale, no caso, o consentimento que os cônjuges deram para o casamento civil.Azevedo citou um casal constituído por mulher católica e por marido protestante como um caso em que a “sanação radical” pode ser aplicada. Azevedo informou que o interessado terá formular o pedido da “sanação” à sua igreja, mas advertiu que o pároco pode não estar informado sobre os referidos cânones, o que, segundo ele, pode ocorrer inclusive com bispos. A autorização para o procedimento é dada por um bispo.

O padre argumentou que essa é a solução para o cônjuge católico regularize o seu casamento, podendo, em consequência, se confessar e comungar, além de participar de outros sacramentos da igreja. A pregação de Azevedo, além de potencializar um atrito entre um cônjuge e outro, lembra a Idade Média, quando a Igreja realizava conversões forçadas, principalmente de judeus.

Meu companheiro não deseja o matrimônio, e agora?

Fonte: Paulo Lopes | Divulgação: Midia Gospel