Os computadores Mac, da Apple, são conhecidos por serem menos vulneráveis a vírus e programas maliciosos. Mas, segundo o site Cult of Mac, um nova "praga" está atacando estes computadores.
Chamado de "OSX/flashback", o vírus infecta o computador a partir do momento em que o usuário clica em um link disponibilizado em sites maliciosos - ou seja, o usuário precisa estar navegando por um desses websites.
Depois de instalado, o vírus desabilita o software da rede de segurança do Mac. Em seguida, o OSX/flashback instala uma espécie de biblioteca dinâmica e um código de auto-execução. O código atuará nos programas e aplicativos executados pelo usuário e tentará se conectar a um servidor remoto para mandar as informações roubadas e identificar computadores infectados para atividades posteriores.
Nesses casos, as advertências de sempre podem ser relembradas: não clique em links suspeitos, mesmo que venham de amigos ou conhecidos; não entre em sites suspeitos; atualize sempre seu anti-vírus; e, por último, use sempre o bom senso.